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Capítulo 5
Uma aula diferente das outras
No último dia de aulas antes das férias de Natal, Sofia foi para a escola sem pasta, acompanhada pela mãe. No último dia, a professora costumava mostrar um vídeo, os alunos levavam jogos e organizava-se um lanche. Este ano seria diferente. O director propôs que a manhã fosse consagrada à partilha de informações sobre “agressões sexuais”.
— É indispensável que aprendam a defender-se de perigos deste tipo. Para isso, terão de os conhecer — explica ele às crianças, um pouco desiludidas por não poderem ir logo brincar…
Na turma de Sofia, a professora decidiu falar-lhes do corpo e inventou uma canção como aquela que os alunos aprendem no Canadá, país que a professora conhece bem, porque viveu lá dois anos. Os alunos adoram as histórias que ela lhes conta sobre o Canadá. A professora escreveu no quadro:
O meu corpo é meu,
Não teu.
Que, dos pés à cabeça,
Respeito te mereça.
Cantou sozinha a primeira vez e depois os alunos acompanharam-na. A letra era fácil de decorar e a melodia era alegre. Em seguida, a professora explicou que cada um é dono do seu corpo, que este é precioso e único, que é necessário dar-lhe atenção e respeitá-lo. É por isso que devemos lavá-lo, calçar-nos bem quando está frio, não andar com sapatos apertados…
— Temos de cuidar bem dele, quando é saudável e quando está doente.
Depois, explica o que significa o respeito por si mesmo e pelo outro.
— Vocês estão a respeitar os adultos quando evitam dar-lhes encontrões, pisá-los, insultá-los. Não os enchem de sumo de tomate, mesmo quando estão zangados com eles, pois não? Os adultos também vos devem respeitar. Normalmente, estão atentos às vossas necessidades e certificam-se de que vocês estão em segurança, para que, um dia, vocês sejam adultos respeitadores das crianças. Todos os seres vivos têm direito ao respeito e todos os seres humanos devem aprender a dizer não aos maus-tratos e a protegerem-se.
Depois de todos os alunos terem compreendido bem a canção e a noção de respeito, a professora fala das agressões sexuais dos adultos sobre as crianças.
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